RADIAÇÃO GANA

Anúncios

RADIAÇÃO GAMA

Em 1900, o francês Paul Ulrich Villard (1860 – 1934), químico e físico, enquanto estudava as propriedades dos elementos químicos urânio e rádio no departamento de química da escola normal da rua d’Ulm, em Paris, descobre uma radiação misteriosa, que mais tarde seria conhecida como os raios gama. No estudo, notou-se que essa energia não podia ser desviada de campos elétricos e magnéticos, supondo-se então que se tratava de radiações eletromagnéticas.

Radiação gama ou raio gama (γ) é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência produzida geralmente por elementos radioativos, processos subatômicos como a aniquilação de um par pósitron e elétron. Este tipo de radiação muito energética também é produzido em fenômenos astrofísicos de grande violência. Possui comprimento de onda de alguns picômetros até comprimentos muito menores. Entretanto, as leis da Física deixam de funcionar em comprimentos menores que 1,6 × 10−35 m, conhecido como comprimento de Planck, e este é, teoricamente, o limite inferior para o comprimento de onda dos raios gama

Por causa das altas energias que possuem, os raios gama constituem um tipo de radiação ionizante. Além disso, os raios gama são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta. Por estes dois motivos, a radiação gama é perigosa aos seres vivos. Devido à sua elevada energia e alta profundidade de penetração na pele, podem causar danos no núcleo das células sadias do corpo humano.

Raios gama podem ser usados para esterilizar equipamentos médicos e alimentos

Os raios gama são extremamente energéticos e são as ondas com as maiores frequências de todo o espectro eletromagnético (superiores a 1018 Hz). Esse tipo de radiação é empregado na esterilização de ferramentas cirúrgicas, na irradiação de alimentos, em cirurgias complexas e nas observações astronômicas.

Quais os efeitos da radiação gama no corpo humano ?

Alguns efeitos da radiação gama no corpo humano incluem tumores, infertilidade, mutações gênicas e anemias. A radiação gama é empregada na higienização de equipamentos e alimentos, radioterapia, tomografia por emissão de pósitrons e na cirurgia Gamma Knife.

Porque os raios gama fazem mal à saúde ?

Os Raios gama não são tão energéticos, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. Por estas características esta radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.

Onde tem raio gama ?

Podem ser observados na Terra por meio de decaimentos nucleares de elementos radioativos, como o Cobalto-60 ou Urânio, fissões nucleares, descargas elétricas atmosféricas ou ainda pela interação dos raios cósmicos com as partículas e moléculas presentes na atmosfera terrestre.

Como bloquear radiação gama ?

O material mais eficiente disponível hoje para bloquear todos esses tipos de radiação é o chamado “aço-aço de alto Z”, uma liga de aço inoxidável e tungstênio.

Como detectar raios gama ?

Detectores que apresentam alta eficiência na detecção X e gama são dispositivos, cujo meio sensível são formados por materiais cintiladores ou semicon- dutores, que são amplamente empregados nas diversas áreas de pesquisas e monitoração, poden- do também ser utilizados na espectrometria de raios-X e gama in situ

Qual exame usa raios gama ?

A velocidade média é de 300.000 km/s, o que garante uma penetração em diversos tipos de materiais, inclusive do corpo humano. É essa a radiação utilizada nos exames de medicina nuclear, que nada mais é do que uma evolução das partículas anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *