RADIAÇÃO USADO NA DEPILAÇÃO FEMININA

Anúncios

HISTÓRIA DA RADIOLOGIA

RADIAÇÃO USADO NO PROCEDIMENTO DE DEPILAÇÃO FEMININA

Pesquisa com 368 pacientes de Nova York, realizada em 1970, revelou que mais de 35% dos cânceres decorrentes de radiação em mulheres foram resultado de práticas de remoção de pelos por meio de Raios-X.
☢️
A partir de dezembro de 1895, com a publicação dos estudos realizados por Roentgen sobre a descoberta dos raios-X, a Radiologia se desenvolveu como ciência. Desde então, a radiação X vem sendo estudada e utilizada em benefício de diversos setores da sociedade, especialmente, na área da saúde.
.
Contudo, até que o seu uso fosse domado e colocado a favor das pessoas, foram muitas as utilizações desastrosas e hoje vamos falar de uma dessas perigosas aplicações: a depilação por meio da radiação.
.
Ainda em 1896, alguns pesquisadores notaram que os raios X causavam efeitos paliativos em cânceres dolorosos, outros conseguiram resultados notáveis no tratamento de lesões de superfície e em problemas de pele. Assim, a associação do novo elemento com algo saudável foi automática e a radiação passa a ser usada indiscriminadamente em tratamentos diversos, inclusive na indústria da beleza, com o desenvolvimento de cosméticos e procedimentos que abusavam da exposição à radiação.
.
Existem diversos registros de clínicas americanas e francesas que utilizavam dos Raios X na depilação, costume que perdurou por muitos anos – felizmente, algo impensável nos dias de hoje, mas bastante aceitável naquela época, em que a proteção radiológica nem era discutida. Aplicações em produtos de pele, esmaltes e até em brinquedos são alguns dos exemplos da falta de conhecimento sobre os malefícios do uso da radiação sem os devidos cuidados.
.
Os efeitos biológicos da nova descoberta foram observados mais tarde exatamente naqueles que se expuseram a níveis altos de substâncias radioativas. A própria Marie Curie faleceu em decorrência de uma leucemia, que se acredita ter sido contraída por sua exposição prolongada à radiação.
.
Fontes: Ozy Live Curiously Internacional / Estudo sobre radiologia: da descoberta dos raios X à radiologia digital, por WALMIRAN DA SILVA SANTOS (Universidade Federal de Alagoas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *