RGE REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO

Anúncios

*Refluxo gastro Esofagico*

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos como azia, tosse e dor no peito.

*Causas*
Quando uma pessoa come, a comida passa da garganta para o estômago através do esôfago. Uma vez que a comida está no estômago, um anel de fibras musculares impede que o alimento se mova para trás, em direção ao esôfago. Essas fibras musculares são chamadas de esfíncter esofágico inferior (EEI).

Se o esfíncter não fechar bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo gastroesofágico. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é definida pela presença do refluxo gastroesofágico associada a sintomas ou complicações.

Ocorre refluxo quando há um funcionamento inadequado do músculo anelar que normalmente impede que o conteúdo gástrico retorne ao esôfago (denominado esfíncter esofágico inferior).

TRATAMENTO

tratamento para o refluxo gastroesofágico pode ser realizado em três vertentes, dependendo do grau da condição: comportamental, clínica e cirúrgica. Confira abaixo as particularidades de cada uma:

🌐 Comportamental

Em relação ao tratamento comportamental, são indicadas algumas mudanças no dia a dia e estilo de vida do paciente que visam melhorar os sintomas do refluxo gastro esofágico

🌐 Clínica

O tratamento clínico para refluxo gastroesofágico é realizado através da administração de medicamentos que atenuam os sintomas causados pela condição.

🌐 Cirúrgica

O tratamento cirúrgico é um método que deve ser cogitado em casos de paciente com hérnia de hiato, quadro grave de esofagite, úlcera ou quando o mesmo não responde positivamente aos medicamentos.

Referência vídeo
Robson Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *