SINAL DO LIRIO CAÍDO
O sinal do “lírio caído” é identificado na urografia intravenosa ou na uretrocistografia miccional em pacientes com sistema coletor renal duplicado e refere-se ao deslocamento inferolateral de uma porção funcional do pólo inferior por um sistema coletor do pólo superior obstruído.
O sinal do “lírio caído” também pode ser visto aqui, ao se constatar a ausência do grupamento calicinal superior. Tal achado sugere a presença de duplicidade e, no caso da UGE, com o polo superior não funcionante. Em sistemas não funcionantes, a ureterocele aparece como uma imagem semelhante a da UCM.
na urografia, um sinal de um sistema coletor renal duplo, com uma obstrução do sistema superior deprimindo os cálices opacificados do sistema inferior, de modo que parecem cair.
O sinal do lírio caído é um sinal urográfico em alguns pacientes com sistema coletor duplicado. Refere-se ao deslocamento ínfero-lateral da porção opacificada do pólo inferior devido a uma porção do pólo superior obstruída (e não opacificada).
A semelhança com um lírio é ainda reforçada pelo pequeno número de cálices que a metade do pólo inferior possui.
Deixe um comentário