SINAL DO SAC-ROLHAS
ESÔFAGO
( CORKSCREW ESOPHAGUS )
Esôfago em saca-rolhas – descreve a aparência segmentada anormal do esôfago em casos de espasmo esofágico no exame contrastado da deglutição. Normalmente, o peristaltismo primário se estende pelo esôfago como uma onda coordenada de contração e relaxamento. No espasmo esofágico, múltiplos segmentos contraem-se simultaneamente e há falha no relaxamento normal. Este distúrbio de motilidade do esôfago está mais frequentemente relacionado à doença do refluxo gastroesofágico e pode se manifestar com dor torácica ou disfagia.
O espasmo esofágico difuso sintomático é parte de um espectro de distúrbios da motilidade caracterizados de várias maneiras por contrações não propulsivas e contrações hiperdinâmicas, às vezes, juntamente com pressão elevada do esfíncter esofágico inferior.
Os sintomas são dor torácica e, algumas vezes, disfagia. O diagnóstico é feito por estudo contrastado com bário ou manometria. O tratamento é difícil, mas pode ser feito com nitratos, bloqueadores dos canais de cálcio, injeção de toxina botulínica e tratamento antirrefluxo.
É também referido como esôfago em quebra-nozes ou hipercontrátil. Durante a deglutição, o esôfago se contrai para a comida entrar no estômago. No esôfago em saca-rolhas ocorrem contrações e espasmos difusos da túnica muscular e que podem causar dor no peito e ao engolir (deglutição dolorosa). Outros sintomas são tosse seca, azia e sensação de que algo está preso na garganta. Dor súbita e intensa no peito, que pode durar vários minutos, ou ocorrer de vez em quando, é outro sintoma do esôfago em saca-rolhas. Trata-se de condição rara, relacionada a estresse emocional, acomete mais adultos após os 50 anos e tem como substrato anatômico a hipertrofia das túnicas musculares do esôfago (hipertrofia muscular gigante, segundo alguns autores). A radiografia contrastada mostra irregularidades da parede esofágica semelhantes ao perfil de um saca-rolha
Deixe um comentário