SINDROME DE OSGOOD -SCHLATTER
▶️ A Síndrome Osgood-Schlatter (também conhecida como Síndrome da tração do tubérculo tibial apofisárias ou apofisite da tuberosidade tibial anterior) é uma irritação da cartilagem de crescimento pelo tracionamento excessivo do tendão patelar na sobre a tuberosidade tibial anterior (TAT).
▶️ A Síndrome Osgood-Schlatter tipicamente ocorre em meninos e meninas em idade ativa 9-16 coincidindo com períodos de estirão de crescimento. Ocorre mais freqüentemente em meninos do que em meninas, com relatos de uma relação masculino-feminino variando entre 3:1 e tão alta como 7:1. E diferença pode estar relacionada tanto por uma maior participação dos meninos no esporte e quanto por maior força na execução dos mesmos
CAUSAS
Acredita-se que a doença Osgood-Schlatter é causada pelo repuxamento repetitivo e excessivo do tendão da patela no seu ponto de fixação na parte superior da tíbia. Esse ponto de fixação se denomina tuberosidade tibial.
TRATAMENTO
Usualmente, a lesão resolve-se espontaneamente ou com tratamento conservador (fisioterapia e fortalecimento muscular), como a redução da prática desportiva, uso de anti-inflamatórios, e, até, infiltrações locais com lidocaína ou corticosteróides.
A cirurgia para tratamento da doença de Osgood-Schlatter não é muito comum porque a doença costuma desaparecer com o repouso e com o passar do tempo. A cirurgia, quando indicada, é feita em pacientes adultos. Nesses pacientes o crescimento ósseo já terminou.
Deixe um comentário