*TUBERCULOSE MILIAR*
Causas , sintomas e tratamento
A tuberculose miliar é um tipo de tuberculose com risco potencial à vida que ocorre quando um grande número de bactérias se desloca pela corrente sanguínea e se dissemina pelo corpo.
A tuberculose miliar é uma infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, como a tuberculose clássica, que viaja para locais extrapulmonares.
Sabe-se que as bactérias se espalham dos pulmões pelo sistema linfático e, eventualmente, pela corrente sanguínea, mas o mecanismo pelo qual isso ocorre não é bem conhecido.
A tuberculose miliar pode infectar simultaneamente vários órgãos, incluindo pulmões, fígado e baço. Ela está presente em cerca de 2% de todos os casos de tuberculose e é responsável por até 20% de todos os casos de tuberculose extrapulmonar.
CAUSA
A transmissão do bacilo de Koch se dá por via respiratória: indivíduos bacilíferos, portadores de tuberculose pulmonar ou laríngea, eliminam partículas de aerossol que contém o bacilo.
SINTOMAS
Os sintomas de tuberculose miliar podem ser vagos e difíceis de identificar. Eles incluem perda de peso, febre, arrepios, fraqueza, mal-estar geral e dificuldade em respirar. A infecção da medula óssea pode causar anemia grave e outras anomalias do sangue, sugerindo leucemia.
TRATAMENTO
Tratamento de TB miliar a antibióticos, principalmente quando as pessoas não tomam os medicamentos regularmente ou pelo tempo que for necessário. Os corticosteroides podem ajudar se o pericárdio ou as meninges forem afetados. É necessário cirurgia para algumas complicações da tuberculose miliar.
Deixe um comentário